A que se deve o fenómeno da eletricidade estática?

Quantas de vocês já não se depararam com o cabelo no ar ou a apanhar choque a fechar a porta do carro?
Nestes últimos dias tenho andado assim, carregada de eletricidade estática! Hoje andei com um vestido completamente colado ao corpo e acreditem, ele não era suposto ficar assim :)
Mas afinal porque razão isso acontece?
A eletricidade estática é o fenómeno de acumulação de cargas elétricas, ela acontece com o processo de atrito entre materiais e manifesta-se em vários fenómenos que ocorrem no quotidiano, as vezes de forma inofensiva, outras nem por isso :\
As manifestações de eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais secos. Ao manusear uma peça de lã sintética , por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre os fios. Ao fechar a porta do carro é muito comum até visualizar pequenas faíscas. Outra situação bastante comum é, também, ficarmos com o cabelo no ar.
Existem algumas dicas que vos podem ajudar a lidar com os efeitos deste fenómeno:
1. Hidratar o cabelo. Cabelos hidratados são menos propensos a desenvolver eletricidade estática.
2. Humidificar o ambiente. Se necessário, usar humidificador para aumentar os níveis de humidade no ar.
3. Usar escovas de cerdas naturais e/ou um pente de madeira. Se secar o cabelo naturalmente não for opção, usar secador com ions, pois permite a retenção de humidade natural do cabelo. Usar creme anti-frizz nas pontas como prevenção.
4. Não arrastar os pés ao andar, principalmente sobre tapetes, pois essa ação pode aumentar a eletricidade estática do  corpo e consequentemente do cabelo.
5. Vestir roupas com tecidos macios e de fibra natural. Evitar chapéus e gorros de malha.


Gostaram? Comentem. Beijinhos*

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Enviar um comentário