Porque é hoje o Dia Internacional da Mulher?


Este dia não é assinalado por acaso e tão pouco é a desculpa anual para as senhoras se juntarem todas para irem soltar a franga num qualquer restaurante, que além da comida insipida, servem também macacos a fazerem striptease e/ou touros mecânicos, acompanhados de um "DJ" que saiu sei lá de onde (talvez de uma festa de Domingo à tarde da TVI) e bora lá dançar o piradinha com tudo o que se tem direito . Não me envergonhem vá, parecem presidiárias recentemente livres da pena! O Dia Internacional da Mulher não é isso...


Em 8 de março de 1917, na Rússia, a greve das operárias da industria têxtil contra a fome, más condições de trabalho e segurança precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro ( era dia 23 de fevereiro no calendário juliano). Pela manha, as operarias têxteis deixaram o trabalho de varias fabricas, saíram todas às ruas e a greve foi de massas.



Há também a versão que em 8 de março de 1857, tecelãs de Nova Iorque realizaram uma marcha por melhores condições de trabalho, diminuição de carga horária e igualdade de direitos. Na época elas chegavam a trabalhar 16 horas por dia, com salários até 60% menores que os dos homens. Além disso, muitas sofriam agressões físicas e sexuais.
Consta-se que o desfecho da marcha é de que as manifestantes tenham sido trancadas na fabrica pelos patrões, que atearam fogo no local, matando cerca de 130 mulheres.


                                       

Após a Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para tornar o dia 8 de março, um dia oficial que permaneceu como celebração da "heroica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perdeu a vertente politica e tornou-se uma ocasião em que os homens manifestam simpatia ou amor pelas mulheres, com oferta de prendas e flores.
O dia permanece como feriado oficial na Rússia.
No ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 3 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 60, sendo, finalmente, oficializado pelas Nações Unidas em 1977.
Hoje esta data é o símbolo da luta pelos direitos da mulher.

 
Pois é queridas, as nossas "antepassadas" não tinham os nossos privilégios e lutaram com garra pelos seus direitos. Infelizmente ainda há muita crueldade para com as mulheres por esse mundo fora, mas eu tenho fé, pois sendo homem ou mulher, todo o ser humano tem direito à sua dignidade!
E mais não digo :p
 
 
 
 
 
Um Feliz Dia para todas nós ;)
 

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

3 comentários:

  1. O dia da Mulher, o nosso dia, já passou mas, gostei de ler a história do dia 8 Março, uma vez que concordo com o que escreveste e nem toda a gente sabe porque existe o chamado Dia da Mulher.

    No entanto, com ou sem comemoraçao, somos efectivamente as melhores! ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar