Pratica o elogio





O elogio tem uma capacidade fabulosa. Faz bem ao ego, à nossa auto-estima e condiciona a maneira como vemos os outros e lhes reagimos.
Imaginemos a situação: é segunda-feira de manhã, acordamos tarde, nada do que vestimos parece assentar bem, o cabelo decidiu ficar com umas madeixas espetadas e não há forma de o domar, a maquilhagem esfarelou e o relógio não pára. Saímos de casa a parecer um alien que despenhou a nave, no entanto, quando chegamos ao escritório a nossa colega diz que o nosso penteado está óptimo e nos fica a matar. Em poucos segundos, o dia que começou tão mal, tornou-se logo melhor, pois basta ouvir um pequeno elogio logo pela manhã, para que o dia nos corra de feição e nos sintamos mais confiantes. É verdade, uma simples observação como esta tem o poder de nos transformar o dia!
Um elogio é um bálsamo para a alma e incentiva-nos a melhorar a nossa relação com os outros. Quem é que não gosta de sentir o seu valor reconhecido?
Mostrarem-nos que somos importantes e apreciados, estimula-nos a sermos cada vez melhores, mas, infelizmente, são poucas as pessoas que elogiam as outras. Vivemos numa sociedade critica, cheia de juízos de valor e pouco tolerante. Todos os dias há alguém a avaliar o que dizemos e como nos comportamos, sempre à espera de um erro ou de uma falha para apontar o dedo, negligenciando o que temos de bom. Tem dias em que me sinto numa ditadura de Salazar com a PIDE sempre à perna: tenho de seguir o rebanho e concordar com tudo, senão sou exilada, sem oportunidade de defesa.
Agora, não basta elogiar só por elogiar. É preciso saber fazê-lo, pois aquele que elogia tudo e todos, não passa de um lambe botas. Os elogios só são benéficos se forem adequados e verdadeiros, quando assentam em feitos ou características reais e devem ser feitos de imediato, pois elogios fora de tempo perdem a eficácia.
O elogio feito em público ganha uma dimensão ainda maior e a pessoa que o expressa claramente e sem receio, ganha também a admiração dos demais. Conclusão: Assim como as criticas só geram confrontos e mau estar, os elogios fazem bem não só a quem os recebe mas também a quem os faz. Quando há espaço para se elogiar e ser elogiado, as pessoas sentem-se estimadas e felizes, ganhando imediatamente qualidade de vida.
Queres mesmo continuar a criticar?

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

4 comentários:

  1. deve ser por isso que todos me gramam, eu elogio publicamente e sem vergonhas , as vezes até me dou mal pois elogio homens e já sabes, não há criaturas mais convencidas que os miúdos hihihihihhhih
    beijinhos ,adoro sempre os teus artigos, será um elogio banal? olha que é verdade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehehehe. Obrigada :) Fico muito feliz por saber disso. Bom fim de semana. Beijinho

      Eliminar
  2. Um elogio sabe sempre tão bem! :)
    Eu não tenho problemas em elogiar as pessoas (quando elas merecem) até porque é como tu dizes um elogio faz maravilhas.

    Beijinhos e bom fim de semana Sandra, a jeitosa que sabe escrever muito bem! ;)

    ResponderEliminar