Apaixonante Cairo


O objectivo da viagem ao Egipto era visitar a cidade do Cairo e as Pirâmides, um dos meus sonhos e realizado nestas férias de Verão.
Saímos de Sharm El Sheik ainda de madrugada para apanhar o avião até à cidade do Cairo. O programa era visitar as Pirâmides logo pela manhã, provavelmente porque não aguentaríamos o calor noutra altura do dia, mas sobre as Pirâmides falarei noutra publicação. Depois da visita às Pirâmides fomos almoçar num barco sobre as águas do rio Nilo, a vista era linda, mas a comida foi a coisa mais horrível que já pus na boca. Socorro!
Enquanto nos deslocávamos de autocarro pela cidade até aos pontos do nosso programa, íamos observando como era a cidade e a vida quotidiana dos egípcios.
O Cairo é uma cidade enorme, tem mais habitantes que Portugal inteiro, logo, seria de esperar algum caos, próprio de uma cidade de grande dimensão, mas não o que testemunhei....  Quase não existe sinalização nas estradas - não há placas a indicar o caminho, não há semáforos e muito menos passadeiras para os peões. O trânsito é tudo ao molho e fé em Alá, não há regras, é andar. As buzinas são uma constante. Os carros são maioritariamente velhos ( carroças podres ), todos amassados e riscados.
Esta cidade parece uma favela gigante ou acabada de ser destruída por um furacão! Cheia de ruelas com lixo a esvoaçar e mercados pelo meio. É tudo castanho, cor de terra e tudo cheio de lixo, contrastando com alguns casarões e palácios. Nesta cidade há uma rua que se diferencia de todas as outras, uma rua situada junto ao Nilo que, segundo o guia, era ou ainda é ( não sei ) a rua onde só podiam morar europeus. Essa rua é limpa, com passeios e árvores e prédios normais com vidros nas janelas e telhados no tecto.
Ao inicio da tarde fomos visitar uma "fábrica" onde se fazem os papyrus. Lá explicaram-nos como se fazem e o que significam, como foram o primeiro papel a aparecer no mundo. Tinha alguns mesmo maravilhosos e outros que brilhavam no escuro. Fiquei encantada, mas não comprei nenhum, era muita pressão - estava ocupada a tentar que um egípcio largasse do meu pé!
Seguidamente fomos visitar o Museu do Cairo, onde se encontram obras fantásticas, tais como, o Túmulo de Tutankhamon - eu parecia uma criança numa loja de brinquedos. Pena não permitirem tirar fotos lá dentro e temos de deixar os nossos gadgets na entrada, pois adoraria poder mostrar-vos a tamanha beleza daquelas obras. Ao vivo é tudo de uma grandiosidade atroz, que me fazia vaguear pelos corredores num misto de espanto e alegria, enquanto ia ouvindo o guia a contar partes das histórias de cada peça antes de me desviar para outro corredor. Só vimos uma pequena parte, pois o museu possui cerca de 150.000 obras.
Depois do museu fomos a uma mesquita, que segundo o guia, é a mesquita mais importante do Cairo. Tivemos a oportunidade de viver por uns minutos como muçulmanos, todos viradinhos para Meca e a rezar para não apanharmos nenhuma doença. As mesquitas têm altifalantes nos cumes e na hora da oração, toda a cidade reza ao som que é transmitido, estejam onde estiverem. É uma coisa assustadora!
Para finalizar a nossa visita, fomos levados a um mercado local. Estes mercados são atrofiantes: muita pressão dos egípcios para comprarmos e uma mistura mortal de cheiros - suor, especiarias e essências, e tudo a altas temperaturas - senti-me como se me tivessem drogado. À medida que ia caminhando, a rua ia afunilando e os cheiros tornavam-se ainda mais intensos....
Depois desta experiência, fiquei doente o resto dos dias. Sou uma fracota!









































































































Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

6 comentários:

  1. sempre quis ir aí!
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tenho que lá ir! É sem dúvidas uma das minhas viagens de sonho!

    ResponderEliminar
  3. woow após observar as fotos fiquei com imensa vontade de viajar para o Cairo !
    Que sorte!

    beijinho

    http://themoschinogirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar