Dez mandamentos de beleza



As preocupações com a beleza são um tópico ancião e rematam-se com esta máxima: Uma pele linda e cheia de frescura é de todos os elementos da graça, o mais sedutor!
Os dez mandamentos de beleza que vos transcrevo hoje, saíram numa das primeiras edições do jornal português Modas & Bordados, publicado entre 1912 e 1926. Resumidamente, eram conselhos para que a mulher se resolvesse a cuidar de si própria e recomendava-se o seguinte:

1. Para disfarçar uma fisionomia abatida: repouso de duas horas, em silêncio absoluto, olhos fechados, embora não se durma.

2. Cabelos belos conseguem-se lavando-os uma vez por semana, com um sabonete anti-séptico.

3. Boca bela: massajar, todos os dias, as linhas que vão da boca ao nariz.

4. Oval do rosto perfeito e fresco: massagem debaixo dos queixos.

5. Massagem diária ao nariz: conserva a sua forma e não o deixa engrossar.

6. Combate às manchas vermelhas que aparecem após os trinta e cinco anos: compressas de água quente todos os dias.

7. Pés de galinha: banha-se, diariamente, o rosto com água tão quente quanto se possa suportar.

8. Olhos brilhantes: lavagem diária com água muito quente, a que se juntam umas colheres de água de rosas.

9. Para evitar duplo queixo: dormir com a cabeça tão baixa quanto possível.

10. Fatigada e com mau parecer: banhar o rosto com água muito quente, uma ligeira massagem com a toalha, ao limpá-lo.

A beleza da pele sempre foi a maior obsessão das mulheres e o centro principal das suas preocupações. Sendo boas observadoras e leitoras atentas e preocupadas com a sua própria beleza, devem ter percebido, tal como eu, na antítese de alguns destes mandamentos. Hoje em dia, o que nos é proposto para manter a pele bonita e firme, é a água gelada e não quente. Agora, e tendo em conta a beleza das mulheres de antigamente e das de hoje, qual dos conselhos devemos seguir?
Dúvidas, dúvidas....

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

8 comentários:

  1. Eu acho que as mulheres de antigamente eram muito bonitas e devemos ter em atenção que não usavam e abusavam de produtos como nós - Cremes, maquilhagem e afins. Eu uso água quente porém, no final, uso sempre água fria para que os poros da pele se possam fechar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Já não se vêem beldades como antigamente. A avó do meu marido morreu com 94 anos e tinha uma pele de meter inveja. Só usava nívea na cara. Beijinho :)

      Eliminar
  2. ai mãe algumas até pode ter dado certo, mas agua a ferver na cara provoca e piora a rosácea, mas acima de tudo dá graça a do nariz e a do duplo queixo hihihihihih

    ResponderEliminar
  3. Eu confesso que acho que as mulheres de antigamente eram mais bonitas, por isso os "truques" delas deviam ser melhores, mas ... água quente na cara, não dá, não consigo, aguento morna e é no inverno!

    ResponderEliminar
  4. Eu não sei se confio ou não nesses mandamentos mas que antigamente tinham uma pele linda e, a maior parte das mulheres, não usava produtos é verdade. Metiam inveja! :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dicas sábias!!! E tudo ao natural sem produtos!

      Gostei do teu blog, já o estou a seguir.

      Bjxxx

      Eliminar