A origem da denominação "Blogue"




O termo é composto pela aglutinação das palavras "world wide web" e "log" ( web-log ) e é derivado do antigo diário de bordo dos marinheiros.
Antigamente, a verificação da velocidade em alto mar era um grande problema, porque sem referências e sem os modernos velocímetros, ninguém sabia ao certo quanto do percurso já havia sido percorrido pelo navio.
O velocímetro original dos marinheiros era uma tábua de madeira triangular, também denominada por "log". Continha chumbo, para fazer peso e era preso a um fio. No fio, também chamado "logline", haviam vários nós, separados uns dos outros, a uma distância predeterminada. A tábua log era lançada à água a partir da popa do navio durante a viagem e ali permanecia a flutuar, enquanto o barco se distanciava cada vez mais.
Enquanto uma ampulheta deixava cair a areia, era verificado o comprimento da linha desenrolada, contava-se o número de nós até a areia ter caído e tornava-se a virar a ampulheta. Desta forma, calculava-se a velocidade do navio e anotava-se no diário de bordo, também denominado por "livro de log".
Através deste método log, podia saber-se apenas a velocidade relativa entre navio e água. As correntes marítimas não eram captadas, uma vez que estas influenciavam de igual modo o navio e a tábua de log, então os oficiais tinham de interpretar as correntes na superfície para diminuir a margem de erro. Actualmente, basta olhar para o ecrã do computador, pois o curso e a velocidade são transmitidos via GPS.
Apesar de toda a tecnologia, o diário de bordo permaneceu inalterado, sendo denominado na Internet como "weblog" ou "blog" ( blogue em português ).


Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

1 comentários:

  1. olha, eu não sabia nada disso eheh :p

    estou a oferecer $50 para gastar numa lojinha que adoro, participa aqui: www.pinkie-love-forever.blogspot.com :)

    ResponderEliminar