Porque nos sentimos mal quando lemos em viagem?




Sou daquelas pessoas que enjoa em qualquer transporte, então quando me lembro de ler qualquer coisa ou simplesmente olhar para o telemóvel, fico logo num estado miserável.
A doença das viagens ou da movimentação surge em nós por uma confusão dos sentidos. A par das informações do nosso sentido visual, são igualmente avaliados no nosso cérebro os dados do nosso órgão de equilíbrio, o ouvido, assim como dados relativos à sensibilidade corporal e ao movimento. Quando não seguimos constantemente os movimentos exteriores de forma óptica relativamente a pontos fixos estabelecidos, podem surgir relações de engano na recepção dos sinais pelo cérebro. Os sinais recebidos são comparados a padrões habituais guardados e quando esses sinais são erróneos, não conseguem ser coordenados com nenhum deles e o resultado é a activação de uma série de sintomas: sonolência, dores de cabeça e vontade de vomitar.
Quando lemos em viagem, surge um conflito - os olhos lêem emitindo o sinal que está tudo calmo, mas o sentido de equilíbrio vai registando as curvas e emite o sinal de que está tudo em movimento. O corpo começa a transpirar, sobe o nível de hormonas de stress no sangue e a dada altura, o estômago começa a reagir...
Curiosamente, as crianças são menos propensas a este tipo de sintomas, começando a reagir durante a puberdade e atingindo sem piedade mulheres e homens de igual forma.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

2 comentários:

  1. Sofro disso mesmo! É impressionante que só de ler este post e me lembrar disso, fiquei logo enjoada! My God! :(

    Um beijinho e um bom Domingo
    Http://www.abreapestana.com

    ResponderEliminar