Outras dicas de arrumação segundo Marie Kondo


Desde que li o livro de Marie Kondo que tenho dedicado todo o tempo que passo em casa a arrumar, pena que o tempo é sempre pouco e ando a falhar numa das suas principais regras: fazer tudo de uma vez. Não podendo fazer tudo de uma vez, pois tenho outras obrigações, ando numa fona e espaçando por divisões - há semanas que me encontro dentro do closet, é incrível como um pequeno espaço alberga tanta tralha!
Então, mãos à obra que o tempo urge:

1. Põe fora
Antes de começares a pôr fora, divide os objectos por categorias e coloca-os todos num só local para poderes ver tudo. Assim ficas com a ideia exacta de tudo o que tens e facilita a decisão do que manter ou meter fora.
Esta semana fiz isso com os meus sapatos, mas para Marie Kondo, a melhor sequência para começares é: roupa, livros, papéis, objectos diversos e lembranças. Eu optei por divisões da casa.
Outro critério que Marie Kondo aplica para escolher o que guardar é confirmar se a peça te faz feliz e como é que a interpretas. Se tocares no objecto e ele te trouxer sentimentos de felicidade e alegria, fica com ele. Tudo o resto deve ir para o lixo.

2. Arruma por categorias
Sobre este tópico já falei aqui. Arrumando por categorias facilita o processo de arrumação:
Roupa
- coloca as peças no chão e segue esta ordem: partes de cima, partes de baixo, roupa para pendurar, meias e collants, roupa interior e acessórios.
- dobra bem a roupa. Marie Kondo explica- " primeiro dobra cada lado de forma longitudinal da peça em direcção ao centro e dobra as mangas para fazer uma forma rectangular. Depois pega numa das extremidades do rectângulo e dobra-o para a outra ponta. De seguida, dobra novamente em metades ou em três partes". Ufa! Dobra como achares melhor e pronto.
Livros
- aqui a só Dona Marie Kondo recomenda esta ordem: publicações gerais que lês por prazer, livros práticos tipo os de culinária, livros para admirar e revistas.
- com excepção daqueles livros especiais para ti, não guardes nenhum outro, pois a probabilidade de os voltares a ler é mínima. I don´t care, os meus livros ficam todos comigo.
Papéis
- organiza-os em três categorias: os que precisam de atenção imediata, os contratos e todos os outros que devem ser guardados. Divide-os em três caixas ou pastas. Se a primeira estiver vazia, é sinal que está tudo resolvido.
- mete fora postais de Natal, recibos de ordenado e manuais de instrução que nunca usaste.
Objectos variados
- divide os objectos variados na seguinte ordem: CDs, DVDs, cosméticos, maquilhagem, acessórios, aparelhos electrónicos, utensílios de uso diário, medicamentos, detergentes, utensílios de cozinha, outros.
- mete fora o que guardaste sem motivo como presentes ainda dentro da caixa, embalagens de aparelhos electrónicos, cabos que não sabes para o que servem, aparelhos estragados e amostras de cosméticos com mais de um ano.


3. Como armazenar
Agora que ficaste só com o essencial, é altura de atribuir lugares específicos para guardar tudo. Assim, consegues manter tudo sempre arrumado e sabes o que tens em casa, diminuindo a probabilidade de comprares coisas que não precisas.
Marie Kondo aconselha a arrumar na vertical, isto porque se fizeres pilhas, vais acumular mais tralha e esqueces-te do que fica no fundo.
- arruma as carteiras e malas de viagem umas dentro das outras, mantendo no máximo, três em cada grupo. No caso das carteiras, deixa as alças de fora para que consigas identificá-las.
- depois do banho, seca e arruma os produtos que usaste dentro do armário da casa de banho. É mais fácil de lavar a banheira e os produtos não acumulam sujidade.
- na cozinha, não deixes nada em cima do lava-loiças e não coloques especiarias, nem electrodomésticos ao lado do fogão, para não ficarem pegajosos e cheios de gordura.

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5 comentários:

  1. No mínimo 2-3 vezes por ano eu faço isso pelo menos no meu quarto! Tiro tudo, separa o que já não quero e tento arrumar de forma mais organizada possível!
    Não deito nada no lixo, a não ser que esteja mesmo estragado, junto e costumo dar para quem precisa :)

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    1. Muito bem. Agora tens de fazer o mesmo no resto da casa. Nem quero pensar quando chegar à garagem :p

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  2. Este post esta excelente ;) adorei as dicas ;)
    Beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

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  3. Só sei que no que toca a arrumar é uma grande canseira! A verdade é que tem de se arrumar logo tudo porque se for por partes, acaba por andar tudo desarrumado! Por isso estou a arranjar tempo para isso! Mas boas dicas de ajuda! ;)

    Um beijinho
    Http://www.abreapestana.com

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    1. É verdade, por isso é que a minha casa anda num caos :p

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