Água - o bem mais precioso



A água é o principal componente do nosso organismo e desempenha funções vitais para o seu correcto funcionamento. É necessária para levar a cabo as mais variadas funções no organismo e a primeira é servir de solvente para todas as reacções fisiológicas. Dá estabilidade estrutural e consistência às células, tecidos e órgãos, transporta os nutrientes e ajuda a eliminar toxinas. Regula a temperatura do corpo e lubrifica as nossas articulações, cérebro, trato digestivo e geniturinário.
Quantitativamente, precisamos mais de água, pois esta representa 60% do peso de um adulto. É a única cujas quantidades ingeridas dependem do sexo, do estado fisiológico, da actividade física e do ambiente.
A água é muito útil para a prevenção de doenças renais, mas também da hipertensão, porque se bebermos mais água expelimos melhor o sal que ingerimos em excesso!
A falta de água no nosso organismo traz muitas consequências para a saúde, tais como, problemas intestinais, metabólicos e renais, alteração de rendimento cognitivo e físico, dores de cabeça e maior risco de acidentes e quedas.
Bebam água, muita água, para se manterem sempre hidratados e tenham especial atenção nos meses de calor nos quais nos encontramos agora.
O nosso organismo perde entre dois a três litros de líquidos por dia em repouso, através do suor, fezes e urinas. Uma desidratação leve produz um incremento significativo de pequenos erros de condução.
Qual é a melhor forma de saberem se estão hidratados ou se precisam de reforçar a água? É através da cor da urina: se for clara, está tudo bem.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

2 comentários:

  1. Eu só consegui começar a beber muita água deixando de beber qualquer tipo de refrigerante. Assim tenho que matar a sede com água, sempre :)

    ResponderEliminar