31 Dias detox da casa


As dietas detox estão muito na moda, embora eu nunca tive vontade de fazer nenhuma. Numa das minhas visitas pelo pinterest, encontrei um artigo que nos desafia a fazer uma dieta detox, mas em casa.
A ideia é a seguinte: durante 31 dias, 15 minutos por dia, arrumar e organizar uma parte da casa, desenvolvendo assim hábitos simples de organização, ajudando-nos a manter a casa sempre arrumada!
Achei a ideia muito útil e quero entrar no desafio, começando já no mês de Outubro. Partilho convosco como forma de o fazerem comigo e para eu não desistir a meio.


Considerações antes de começar:
1. Esta é só uma pequena arrumação diária. O resto continua a ter de ser feito ( aquelas tarefas diárias normais ).
2. Temos de nos manter concentradas no desafio. São só 15 minutos por dia, portanto temos de fazer só o que temos tempo para fazer.
3. Arranjar um saco ou cesto ou whatever, para meter as coisas que já não queremos para doação ou para o lixo ( dependendo do seu estado ).
4. A perfeição tem de ficar para a próxima.
5. Se encontrares coisas numa divisão que pertencem a outra, põe-nas onde elas pertencem.

Plano diário:
Dia 1: Papelada
Contas, recibos, convites, cartas... põe fora o que não precisas e coloca o resto em locais próprios - caixa, capa, arquivo, como te organizares melhor.

Dia 2: Entrada, Hall de entrada, Armário dos casacos
Doa casacos, sapatos ou acessórios que já não usas. Se tens pouco espaço, armazena as peças de outras estações noutro sitio da casa.

Dia 3: Carteira
Esvazia a carteira e tira todo o lixo que trazes sempre contigo, assim como coisas que não usas com regularidade. Usa uma pequena bolsa com a maquilhagem e outros essenciais, tornando-se fácil de transferir de uma carteira para outra.

Dia 4: Limpar a despensa
Mergulha na despensa e livra-te de todos os produtos que não usas. Tenta usar produtos de limpeza que sirvam vários propósitos, sempre que possível. Se tens várias embalagens com o mesmo produto, mete-o todo na mesma embalagem. Mete fora panos e esponjas velhos e muito gastos.

Dia 5: Frigorífico e arca congeladora
Tira todos os items que estão fora do prazo de validade e que sabes que não vais usar. Minimiza as embalagens o mais possível, para poupar espaço.

Dia 6: Condimentos e comida seca
Mete fora tudo o que está fora do prazo de validade e tudo o que sabes que não vais usar. Coloca os que estão perto de expirar na frente dos outros.

Dia 7: Dia livre
Dia livre para acabares tarefas que não conseguiste terminar nas áreas anteriores. Se conseguiste fazer tudo, escolhe uma área que esteja mais desarrumada e continua o desafio.

Dia 8: Armários da cozinha
Procura artigos que não usas ou não tens espaço para eles. Certifica-te que todos os Tupperwares têm tampa e elimina todos os utensílios e livros de culinária que possas.

Dia 9: Armário dos medicamentos e primeiros socorros
Os medicamentos devem ser guardados fora da casa de banho, num local fresco, seco e fora do alcance das crianças. Vê os que estão fora do prazo de validade ou que já não usas e devolve-os à farmácia local.

Dia 10: Sala de jantar
Compromete-te a deixar a mesa sempre limpa e livre de utensílios. Arranja uma solução de armazenamento para eles. Doa as loiças e os utensílios que não usas.

Dia 11: Sala de estar
Certifica-te que todos os CDs e DVDs estão nas suas caixas e avalia o que realmente usas. Música e videos são de acesso fácil através do teu computador, tablet, SmartTV ou telemóvel. Precisas mesmo de ter os CDs e os DVDs?

Dia 12: Livros e revistas
Põe fora revistas antigas. Corta as páginas que queres manter e guarda-as numa pasta que usas só para isso. Recicla ou doa livros antigos que não irás ler mais e guarda o resto numa ordem lógica.

Dia 13: Gaveta das tralhas
Livra-te de tudo o que não precisas. Se tiveres tempo, usa caixas de plástico para colocares os artigos semelhantes juntos.

Dia 14: Dia livre
Dia livre para acabares tarefas que não conseguiste terminar nas áreas anteriores. Se conseguiste fazer tudo, escolhe uma área que esteja a gritar por socorro e continua o desafio.

Dia 15: Secretária
Arquiva toda a papelada que precisas e põe o resto fora. Guarda só o material que usas. Livra-te dos calendários de 2014 e 2015.

Dia 16: Armários da casa de banho
Faz uma triagem de todos os produtos de beleza e fica só com os que usas. Precisas mesmo desses champôs dos hotéis?

Dia 17: Roupas de casa
Doa todas as roupas que não usas ou que já estão em más condições. Mete fora o que está estragado e com buracos.

Dia 18: Maquilhagem
Põe fora tudo o que já expirou o prazo de validade, está partido ou já não faz o teu estilo. Escolhe os teus favoritos e despacha os outros 10 batons que nunca usas.

Dia 19: Bijutarias
Decide o que ainda vais usar e doa o resto. Se queres ficar com algum artigo que precise de limpeza ou reparação, mete de lado para tratares disso o mais breve possível.

Dia 20: Roupeiro
Dá uma vista de olhos na tua roupa toda e pergunta-te se ainda as comprarias hoje. Se não, é altura de irem embora.

Dia 21: Dia livre
Já sabes o que se faz no dia livre, certo?

Dia 22: Gaveta das meias e da roupa interior
É o costume: certifica-te que as meias têm par e não têm buracos e fica só com o que realmente usas.

Dia 23: Mesinha de cabeceira
Desocupa a parte de cima e dá uma volta pelas gavetas. Mantém só o que precisas de usar antes de dormir ou durante a noite.

Dia 24: Brinquedos
Quem tem filhos, pode fazer esta tarefa com eles e torná-la divertida. Escolham juntos o que ainda está em uso e o que pode ser doado ou posto fora.

Dia 25: Roupeiro das crianças
Vejam o que ainda lhes serve e doem o resto.

Dia 26: Espaço de trabalho
Sê implacável e avalia os utensílios que ainda precisas.

Dia 27: Lavandaria
Define os produtos que estão velhos e não foram usados. Mete fora meias sem par, que estejam esquecidas por lá.

Dia 28: Dia livre
Que estafa! Força na caneta que está quase a acabar....

Dia 29: Cave
Algo me diz que este é o local mais assustador da casa e com mais tralha. O que fazer? Mete o cronómetro a trabalhar e despacha o maior número de coisas possível. Usa sacos grandes para armazenar produtos de época juntos.

Dia 30: Garagem
Aqui, fazemos a mesma coisa que fizemos na cave.

Dia 31: Carro
Pega em dois sacos - um é para o lixo e o outro é para levar as coisas de volta para casa, para os seus respectivos lugares.


Preparadas? Estamos todas cheias de força de vontade? Claro que sim. Para provar isso, vou publicar os desenvolvimentos no Facebook e no Instagram, para vocês se inspirarem e me darem apoio. Vou criar a hashtag #fabricaderaparigas e #casadetox para poderem acompanhar tudo. Se decidirem entrar no desafio, publiquem lá também para eu ver.
Então é isso - o inicio será no dia 1 de Outubro (amanhã ) e o fim no dia 1 de Novembro.
Let´s go!!!!




Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

2 comentários: